sexta-feira, setembro 01, 2006

Pombos

É impressão minha ou os pombos estão a tornar-se cada vez mais arrogantes? Aqui à uns dias dei por mim a ter de "pedir licença" aos ditos animais para atravessar a praça S. João Baptista (que fica no centro da cidade de Almada) que costuma estar coberta de membros da ordem Columbiforme (daí a columbofilia para os menos atentos). Vamos tentar desenvolver um raciocínio lógico aqui em relação a este desvio comportamental dos pombos. Primeiro, um pombo terá uma massa total que andará por volta das 300 gramas, (os de Almada terão uma massa maior devido ao fenómeno V.Q.D.M que explicarei mais à frente), por oposição às 80000 gramas que representa um humano adulto médio. Por uma simples questão de momento linear vamos poder determinar que num choque entre um humano a andar e um pombo parado o pombo ficará no minímo espalmado (a não ser que vá contra o humano a uma velocidade fenomenal de 1333 Km/h). Segundo, o ser humano é um predador natural do pombo (um pombinho estufado é sempre bom). Terceiro, os pombos são por natureza, animais estúpidos.
Tendo em conta estas premissas poderíamos concluir que o pombo terá sempre a tendência a afastar-se de um objecto que se move na sua direcção a uma velocidade relativamente alta, que o pode potencialmente querer comer e cuja natureza o pombo não é capaz de avaliar. No entanto verificamos que eles não o fazem. Porquê?
O fenómeno V.Q.D.M., Velhos Que Dão Milho, pode explicar isto. Imagine-se esta situação: um pombo, "programado" para tentar comer tudo o que lhe for possível, repara que um sujeito cuja natureza ele não é capaz de avaliar lhe fornece uma dada quantidade de grãos de milho. O pombo ao princípio desconfia, mas o seu instinto leva-o a comer tudo o que cai no chão. O Pombo apesar de estúpido, não é parvo e começa a reparar na repetição de comportamento destes sujeitos. Desenvolve-se uma relação de mestre e escravo entre pombo e homem que lhe dá milho. Daí eles não se afastarem de nós quando andamos pela rua (porque não se afastam dos carros ainda não percebi), os pombos vêem-nos como seus subalternos que os alimentam, e recusam-se a dar-nos passagem enquanto não lhe dermos a sua dose! Quando não lhes damos milhos arriscamo-nos a levar com uma poia no casaco (maldito ácido úrico!) ou no pior dos casos, na cabeça.

Por isso, quando andarem na rua e virem as criancinhas a correr atrás dos pombos não digam nada, é apenas a natureza a tentar repor o equilíbrio entre o comportamento humano-columbino.

"Natures moves in misterious ways..."

3 comentários:

Tii disse...

no outro dia mandei um pombo fazer adeus com a sua azinha para mim, e ele nada, não se mexeu... então tive que mudar de atitude: agarrei nele e bruscamente, peguei-lhe na asa e abanei-a com convicção da esquerda para a direita, da esquerda para a direita (ou terá sido da direita para a esquerda?) e só assim consegui o que eu queria! Foi então que me apercebi da 'realidade': os pombos estão a uma pena de dominarem o mundo! Quando ia começar a gritar esta minha constatação nefasta, outro ser, este da mesma especie que eu, interrompe o meu momento: "oh tichaaa?! Já meteste o pombo no forno???" (não mãe, ainda não...)

Anónimo disse...

é verdade... os pombos estao mesmo quase quase a dominar o mundo!!! acontece o mesmo em lisboa, so que pior já que a populaçao de V.Q.D.M. é exponencialmente maior que em almada... no outro dia ia eu mt bem pa faculdade e ia sendo selvaticamente atacada por uma enorme manada de membros da ordem Columbiforme. se não fosse uma atenta amiga minha que desatou a correr e a berrar enquanto eu batia com os pes no chao não estaria aqui hoje a contar esta historia....
acho que deviamos formar um clube, uma ceita, uma associaça, qualquer coisinha para evitar este fenómeno catastrófico. Disseram me que a proxima espécie a dominar o mundo iam ser as lulas gigantes e cegas mas estavam errados! SÃO OS POMBOS!!!!!!

(Marco adorei o teu blog!!!! bju enorme!!****)

Anónimo disse...

Bom, eu disse que nunca ia revelar certos acontecimentos... mas face ao tema iniciado por MFM, vou dar o meu testemunho anonimamente, pois posso arriscar-me a que a Defesa dos Animais me processe, apesar de, como muito bem foi referido por MFM no seu comentário, ser instinto do ser Humano como predador natural do pombo.
Pois é, de facto é verdade que tais membros da ordem Columbiforme são extremamente irritantes e dei comigo, num dia como outro qualquer, durante uma viagem de lazer ao estrangeiro para gozar as minhas férias, a constatar o imenso número de animais de tal ordem (demasiados no meu ponto de vista – por exemplo, na Praça de S. Marcos em Veneza o chão, apesar de alagado, onde eram quase precisas galochas para atravessar a praça, o pavimento estava forrado (literalmente) a pombos vivos! Onde inclusivamente pudemos ver um a afogar-se mesmo em frente a Basílica de S. Marcos – só para terem um pequeno exemplo da estupidez da espécie, referida por MFM no seu texto).
Então como constatei a enorme afluência de espécimes Columbiformes, a minha natureza Humana predatória falou mais alto e dei comigo a preparar iscos (bocadinhos de bolacha Italiana – duras que nem hastes de um touro – muito apreciadas pela espécie a ser predada; como me foi possível constatar ao fim de uma única experiência demasiado bem sucedida) mesmo ao pé de um dos meus membros inferiores; depois como qualquer bom predador natural bem sucedido, foi só esperar que a presa se aproximasse e, na altura certa, elevar com grande rapidez e força o meu membro inferior direito o qual acertou em cheio no alvo – é de referir que nunca tal me tinha passado pela cabeça se não fosse o incentivo exterior pressionante de vozes de membros da espécie Humana famintos, que se encontravam comigo, a gritar “NÃO TENHAS PENAAA!!”.
Portanto, para rematar este meu pequeno e humilde testemunho passo a citar as palavras do autor MFM que como muito bem referiu no final do seu esclarecedor texto sobre a ordem Columbiforme: “é apenas a natureza a tentar repor o equilíbrio entre o comportamento humano-columbino”

Nota: Todos os acontecimentos aqui relatados NÃO são pura ficção. Apenas um animal foi molestado durante os acontecimentos (moléstia provocada por um pequeno erro de cálculo, mas sem o qual, não seria possível a exercitação de vários músculos faciais, e abdominais necessária para a nossa sobrevivência como animais sociais), após os quais o columbiforme em questão pensou em suicídio do alto do edifício onde nos encontrávamos quando toda a acção se desenrolou. O espécime neste momento encontra-se em bom estado, escapando ileso com apenas algumas escoriações ligeiras no peito e asa direita, encontrando-se nas ruas de Roma, provavelmente a sofrer do fenómeno de V.Q.D.M.