quinta-feira, setembro 09, 2010

De como os Morangos com Açúcar e a Floribela deram cabo de toda uma geração!

Vão-me apontar logo o dedo a dizer: "Ah e tal, a tua geração também foi estragada pelo Dragon Ball, pelo Tamagotchi, pelo Pókemon, pelo Big Brother". Eu respondo-vos, foi, o caralho!

Bem, se calhar precipitei-me um pouco ao colocar as conclusões antes de abordar a problemática em concreto, mas olhem, a nossa geração é mesmo assim, vai directa ao assunto, sem se meter em considerações merdosas!

É um facto conhecido e cientificamente comprovado que (salvo raras e excepcionais excepções - woo woo pleonasmos), a TVI primeiro, e a SIC seguindo a liderança da primeira, estragaram a geração da década de 90 com os Morangos com Açúcar e com a Floribela, criando uma massa bicéfala, dividida entre a compreensão do mundo como a que lhes foi mostrada pelo seu programa de TV favorito.

Vamos abordar separadamente este fenómeno então:

Morangos com Açúcar: Teve o seu início em 2003, ou seja, com a geração de 90 em pleno início da adolescência, quando estão no ponto de maior susceptibilidade de serem "infectados" por perspectivas de vida que de todo não se adequam à realidade. Feito o enquadramento, vamos analisar a "coisa". Com maiores ou menos diferenças entre as séries (qual Power Rangers), no fundo temos um grupo de pessoas, os "fixes" (terminologia Morangos com Açúcar para cromos sem interesse nenhum), um outro grupo de pessoas, os "mauzinhos" (eu lembro-me perfeitamente de ser adolescente e não ter   visto ninguém da minha idade que fosse capaz de engendrar tais esquemas de malfeitoria - eu acho mesmo que a maioria dos vilões dos filmes do James Bond se ajoelhariam em demonstração de respeito à genialidade malévola das miúdas "más" dos morangos com açúcar), e finalmente um último grupo, que irei designar como os "enche-espaço". Invariavelmente, a série revolve em como os "mauzinhos" tentam lixar a vida aos "fixes" (porque as "mázinhas" querem os gajos "fixes", os mauzinhos querem as gajas "fixes").

Vou fazer só uma pausa aqui para fazer uma curta consideração sobre isto que acabei de dizer: Em que mundo?, em que realidade?, é que mulheres "mázinhas" querem engatar gajos "fixes", quando ao seu lado têm "bad-boys", que andam de mota, andam no ginásio, enchem de porrada os outros gajos, e são razoavelmente inteligentes? Eu compreendo os gajos "mauzinhos", querem engatar umas miúdas virgens para lhes dar a volta e fazer delas umas taradas do pior, mas o inverso?

Voltando ao assunto em análise, resumindo, temos os "fixes" a combaterem os "mauzinhos" porque pura e simplesmente os "mauzinhos" querem saltar para a cueca dos "fixes". E isto é tema para uma série durar mais de 7 anos, com as variações "Verão", "Inverno", "Natal", "Carnaval", "Festas de Santo Egídio" (wait for it).
O efeito que isto teve sobre a geração de 90 foi temível, porque 90% dos miúdos quiseram tornar-se "fixes", com os cabelinhos "à foda-se" correspondentes, as atitudes "cool" (puto, sai-me da frente, puxa as calças para cima, tira o cabelo da frente dos olhos, e não, não tens problemas agora, mas vais ter senão parares de fumar esses cigarros de merda e te continuares a embebedar que nem um perdido aos 14 - numa palavra, impotência, e isso garanto-te, não é "cool"). Temos agora malta saída da adolescência, com 19/20 anos, que viveu numa realidade alternativa em que o único problema é o problema que têm no meio das pernas, consequentemente meteu-se num curso ou numa área de trabalho para a qual não pensou 2 vezes antes de decidir, e que por isso não é nem feliz nem vai ser particularmente boa no que vier a fazer no futuro (já para não falar do facto de terem uma cirrose hepática e uns pulmões de um velho de 78 anos (e a mesma capacidade de ter erecções já agora).
Obrigado Morangos com Açúcar, por teres criado toda uma geração de imberbes impotentes!
(Eu sei que me falta abordar toda um conjunto de problemáticas que os Morangos abordaram, drogas, homossexualidade, idiotice congénita - eu não vivi a minha adolescência exposto a programas que me fizessem ver estes problemas, e não me tornei um idiota drogado e homossexual...)

Floribela: Início de 2006, mas pelo seu estilo, consegue apanhar 2 gerações, os adolescentes nascidos após 95, e os putos nascidos já nos anos 2000. Temos então, uma realidade ainda mais destorcida do que a dos Morangos com Açúcar, uma história da Cinderela. Infelizmente esta Cinderela é uma labrega com sotaque do norte, que fala com árvores, e tem sérios problemas mentais e de desenvolvimento. Fez 2 coisas, durante o tempo que durou, TUDO, mas TUDO, tinha de ter estampados de flores!, e tornou toda uma geração num conjunto de paneleiros! Eu vi muitos miúditos com coisas da Floribela! Epá, foda-se! Já não bastava termos uma geração de idiotas impotentes, agora vamos ter uma outra geração de rabicholas... Então e agora? Continuação da espécie? Lá vai a geração de 80 ter de salvar tudo outra vez não é?
Uma coisa que sempre me fez espécie, a Floribela, não dava a passareca para ninguém, no entanto tinha 2 gajos atrás dela a quererem casar-se com ela. WTF? Em 2006? Estamos mesmo a falar a sério? Quando 3 anos antes tinha estreado uma série em que basicamente, até as pedras da calçada andavam a dar o cú umas às outras? Felizmente esta série teve o fim que mereceu, e em 2008 acabou. Mas os estragos ficaram, e daqui por uns anos vamos ter uma geração de rabichos a conviver com uma geração impotente. We are doomed!

Vão-me apontar logo o dedo a dizer: "Ah e tal, a tua geração também foi estragada pelo Dragon Ball, pelo Tamagotchi, pelo Pókemon, pelo Big Brother". Eu respondo-vos, foi, o caralho! Tudo isto (à excepção do Big Brother, que mesmo assim nós sabíamos que era um pouco ficcionado) era ficção escabrosa, um miúdo de 5 anos com deficiências mentais saber-vos-ia dizer que tudo aquilo era irreal. Víamos porque era interessante e passava o tempo, mas não viviamos o dia a dia daquelas personagens. E mesmo que o fizessemos, os gajos do Dragon Ball andavam a porrada, querem melhor exemplo para a juventude?

Sem comentários: